A idéia tem início em uma pequena história baseada na Alienação, com base no filme 'Tempos modernos' de Charles Chaplin.
Nós desenhamos tudo a mão e tratamos as imagens em photoshop, de forma que elas contassem em poucas figuras a história de um trabalhador que tem como função quebrar concreto, e usa como instrumento uma britadeira (que o acompanha até o fim da história). Ao longo do tempo da jornada deste homem seus braços crescem, demonstrando a deformação, e sua cabeça diminui, frizando o fato de o homem não ter contato com o resto da obra e não precisar usar o intelecto para ser útil (que também são características da arte Românica, usar de deformação e expressionismo, as imagens retratando os sentimentos).
Como se não bastasse o homem quase não possuír mais cabeça, surgem demônios – fazendo referência ao estilo da arte Românica - que trazem consigo itens do consumismo universal, objetos e figuras que encaixam o homem dentro de um grupo e artificialmente proporcionam a ele o sentimento de que agora sim, ele se encaixa na sociedade, já que ele possui coisas que a maioria da sociedade possui. Começa então a valorização do homem pelo que ele tem, e não mais pelo que ele realmente é, até que o homem não consegue mais sair deste ciclo e é visto como uma coisa, uma marca, algo sem identidade própria e sem personalidade.
Com a história formada e os desenhos feitos, nós decidimos o meio por qual divulgar nosso trabalho, pois não queríamos que servisse apenas para uma apresentação em sala de aula, já que é um tema de conhecimento comum. Optamos então por duas formas de divulgação, que seriam a internet e a intervenção urbana, através da colagem de stickers em pontos da cidade reconhecidos como grandes centros de consumo, fazendo assim referência, mais uma vez a arte Românica, já que naquela época as artes eram feitas apenas para ficarem dentro dos templos religiosos, e então, por nossa vez, aplicamos a nossa arte no que apelidamos de “templos de consumo”.
Mas ainda achamos pouco. Nós queríamos ter acesso ao interesse das pessoas. Já que tínhamos seis stickers de marcas fortes (Apple, Coca-Cola, Google, McDonalds, Rede Globo e Adidas), e mais cinco stickers com os desenhos criados por nós, gostaríamos de saber quais deles gerariam mais interesse nas pessoas, quais realmente levariam as pessoas a acessarem o blog. Pra resolver isso, criamos três endereços de blogs diferentes, porém com conteúdo idêntico, um cujo endereço foi divulgado junto com os stickers das marcas, outro cujo endereço foi divulgado junto com os stickers dos nossos desenhos, e o terceiro que foi divulgado somente pela internet. Dessa forma podemos saber se as pessoas se interessam mais pelas marcas do consumismo ou pela arte em geral.
O resultado da pesquisa será apresentado em sala deaula e estará disponível aqui neste sábado (29 de novembro, 2008).
Todos os comentários e críticas são bem-vindos, inclusive como material de apresentação e conclusão de projeto.
Ps. Durante nossa “aventura” de colagem de stickers, algo que nunca havíamos feito antes (muito menos
Um comentário:
e ai? acabou? como foi a apresentação?
Postar um comentário